Se Tarcísio disputar o Planalto, Kassab quer Georgiano no Karnak

Na política brasileira, e também na piauiense, muita coisa pode girar por gravidade. Mas uma coisa é certa: para Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, se o governador Tarcísio de Freitas decidir disputar a Presidência da República, ele quer Georgiano Neto como candidato ao Palácio de Karnak, enfrentando Rafael Fonteles no estado mais lulista do Brasil. Segundo apuração, Kassab já tem em mãos uma pesquisa encomendada por Ciro Nogueira, que mostra Georgiano com 38% das intenções de voto contra 52% de Fonteles. Nesse cenário, Ciro Nogueira se consolidaria como o nome mais forte do Nordeste para ocupar a vice na chapa de Tarcísio. Tudo pode acontecer , inclusive nada. Ou tudo. Quem viver, verá.

Aldo Gil não aguentou o gelo de Sílvio e pediu para sair. 

O deputado Aldo Gil, que ocupava a superintendência da SDU Sul, não suportou a falta de autonomia, escassez de recursos e a verdadeira “geladeira” imposta pelo Palácio da Cidade. Diante do cenário, Aldo decidiu pedir para sair. Na SDU, ele mantinha B. Sá Filho na Assembleia Legislativa, mas agora, anunciou que pretende retornar ao Legislativo. Aldo Gil também afirmou que não deve disputar a reeleição, pois pretende dedicar-se às empresas do pai, o ex-prefeito Gil Paraibano. Em tom de desabafo, disse nunca ter sido tratado com tanta frieza quanto foi na SDU. O Progressistas deve se reunir nos próximos dias para definir quem assumirá o comando da pasta. A expectativa é de que o próprio deputado B. Sá Filho seja o escolhido ,  o que abriria vaga na Alepi.

 Governo sanciona projeto de 10 mil CNHs gratuitas.

O Governo do Estado sancionou a lei que garante a emissão de 10 mil carteiras de habilitação gratuitas para motociclistas. Além da CNH, os beneficiados também receberão capacetes financiados pelo próprio governo. O projeto tem como foco principal estudantes do ensino médio da rede pública e também alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa busca reduzir, de forma significativa, o número de acidentes envolvendo motociclistas, tanto na capital quanto no interior do estado.

Sílvio está perdido diante da crise do transporte público.

O prefeito Sílvio Mendes demonstrou estar completamente desorientado diante do caos instalado no transporte coletivo de Teresina, em greve e operando de forma precária. Sem apresentar uma solução concreta, Sílvio limitou-se a afirmar que a Prefeitura está em crise e que não tem condições de subsidiar o sistema. Enquanto isso, a gestão apenas cadastrou microônibus e veículos sem estrutura adequada para circular. A população, revoltada, sente-se abandonada pela administração municipal. Curiosamente, na sua última gestão em 2010, Sílvio foi considerado um dos prefeitos mais eficazes na condução do transporte público. Quinze anos depois, no entanto, o cenário é bem diferente: falta comando, plano e resposta à altura da crise.

Ciro, cotado para vice, foca nos municípios do Piauí e mira reeleição ao Senado.

O senador Ciro Nogueira é hoje um dos nomes mais fortes do Nordeste no campo da centro-direita para compor uma chapa presidencial como candidato a vice. Seu nome ganha força especialmente em uma possível aliança com Tarcísio de Freitas, do Republicanos de São Paulo, ou até mesmo com apoio da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Apesar das articulações nacionais, Ciro tem concentrado esforços nos 224 municípios do Piauí, fortalecendo sua base e priorizando sua reeleição ao Senado. Líder do Progressistas, ele é, disparado, o parlamentar que mais destina recursos para os municípios piauienses , e essa capilaridade tem sido sua principal força política no estado.

Comandante da PM é investigado pela própria Secretaria de Segurança Pública

O coronel Sheiwann Lopes, comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, é um dos investigados em inquérito aberto pela Polícia Civil para apurar suposta fraude em contrato de R$ 2,7 milhões com a empresa LP Total Service. A investigação, conduzida pela DECCOR, aponta abandono de obras e serviços pagos que não foram realizados. A situação expõe um embate inédito: o comandante da PM sendo alvo da própria estrutura de segurança pública do estado.