Atletas piauienses sobem ao pódio 13 vezes em competições dentro e fora do estado

O último fim de semana foi de vitórias para atletas piauienses de várias modalidades em campeonatos dentro e fora do estado. No total, foram 13 medalhas conquistadas, sendo 11 ouros e duas pratas. Os esportistas recebem o incentivo do Bolsa Atleta Piauí, programa do Governo do Estado executado pela Secretaria dos Esportes (Secepi) que financia atletas de alto rendimento para participarem de competições, com bolsas de R$ 1.000 mensais.

A beach tenista Mallu Soares subiu duas vezes ao pódio pelas disputas na categoria Sub12 da etapa de Cuiabá do Circuito Nacional Infanto-juvenil de Beach Tennis. Na primeira vez, para pegar seu troféu de campeã no simples nacional feminino. Depois, para receber o troféu de vice-campeã nas duplas. A tenista atuou com a baiana Isabela Carvalho.

“Fizemos uma campanha incrível. Pegamos um grupo muito forte e passamos em primeiro lugar, com parciais de 6×0 e 6×2. Na semifinal, fizemos um excelente jogo e ganhamos por duplo 4×3. E na final começamos super bem, mas empatamos, fomos para o tiebreack e perdemos por 7×10”, comentou Mallu.

Isso tudo, depois de ter conquistado o segundo lugar na categoria Sub18, na Etapa Manatí do Circuito Piauiense de Beach Tennis, ocorrida de 1 a 4 de maio, em Barra Grande-PI. Seu próximo desafio será na etapa de Brasília-DF do Circuito Nacional Infanto-Juvenil da modalidade, no período de 23 a 25 de maio.

A nadadora Geovanna Albuquerque conquistou quatro medalhas de ouro nas quatro provas que disputou no Campeonato das Sobras, que ocorreu em Teresina, no sábado (10). As medalhas foram disputadas nos 200m peito, 200m costas, 400m Medley e no revezamento 4×25.

“Agora, é descansar e treinar. Porque, ainda neste mês de maio, estarei participando do Campeonato Brasileiro, em Uberlândia-MG”, comentou Geovanna.

No mesmo campeonato, a nadadora Layla Gabryela foi a campeã nas provas dos 200m livre, 400m costas, revezamento 4×25 livre e nos 200m peito, ficando com o recorde piauiense nessa última prova.

O maratonista Jean Paz conquistou a medalha de ouro ao ser campeão nos 1.500m, com a marca de 4.03.22, durante o Campeonato Cearense de Atletismo, em Fortaleza, que teve as finais no domingo (11). Além do ouro, o atleta alcançou índice técnico para o Troféu Brasil de Atletismo.

Mais uma atleta ganhou medalha de ouro no campeonato cearense, Eline Eduarda, que chegou na frente na prova dos 400m sobre barreiras e, também, alcançou o índice para o Troféu Brasil de Atletismo.

“Agradeço a todos que estão junto comigo nessa conquista. Ao meu treinador por todos os ensinamentos. A sensação de realização é incrível. É um momento para celebrar e refletir sobre o caminho percorrido e para nos preparar para os próximos desafios que virão”, declarou o atleta.