
Em meio à crise financeira e ao clima de tensão política com vereadores e lideranças, a suplente de vereadora em exercício, Samantha Cavalca , integrante do grupo do prefeito Silvio Mendes , atuou como porta-voz do gestor. De forma bem direta, Samantha mandou um recado claro aos insatisfeitos que estão em busca de espaço na Prefeitura de Teresina: Silvio Mendes não será candidato à reeleição. E mais, avisou que o nome que ele deve apoiar é o do atual vice-prefeito, Jeová Alencar. O recado foi certeiro, tanto para os que estão com “calundum”, quanto para aqueles que, nos bastidores, tentam minar a relação entre Jeová e Silvio.
Marden cospe no prato que comeu e diz que acertou em ser governo.

O deputado Marden Menezes, que esteve com o mandato ameaçado nas eleições de 2022, encontrou na estrutura eleitoral do então ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, a salvação para que sua carreira política não fosse interrompida. No entanto, logo após sua vitória, aderiu ao governo Rafael Fonteles e, desde então, vem tecendo elogios à gestão que impôs a maior derrota eleitoral já sofrida pelo grupo político de sua família em Piripiri. Na cidade, a prefeita Jove Oliveira, candidata do governador Rafael Fonteles, alcançou cerca de 80% dos votos, sepultando de vez qualquer fôlego político do deputado Marden e de seu pai, Luiz Menezes. Em declaração à imprensa, Marden afirmou que a decisão mais acertada de sua vida política foi ter aderido ao governo petista.
Mais uma do senador da “Família”: irmão Castro papa obra de R$ 200 milhões.

Mais uma coincidência envolvendo o senador Marcelo Castro quando está à frente da distribuição do orçamento da União. Segundo matéria do portal UOL, Humberto Castro, irmão do parlamentar e dono da Ótima Construtora, abocanhou um contrato de R$ 200 milhões para executar uma obra na barragem de Algodões, no município de Cocal da Estação. Ainda segundo a reportagem, duas outras empresas participaram da licitação, mas, na prática, não tiveram qualquer chance real de vencer o certame. A obra é vinculada ao Ministério da Integração Nacional. Desse jeito, Marcelo Castro confirma sua fama: não apenas senador da República, mas, sobretudo, senador da família… da família Castro.
Piauí vive emergência por gripe aviária.

O governador Rafael Fonteles decretou estado de emergência em todo o território piauiense no combate à gripe aviária. A medida foi tomada após a confirmação de casos do vírus no Rio Grande do Sul. Com o decreto, o governo pretende desburocratizar os processos e mobilizar todos os órgãos estaduais para agir com rapidez no enfrentamento da Influenza Aviária H5N1. O objetivo é adotar medidas urgentes de vigilância, controle e proteção sanitária para evitar que a doença atinja o Piauí e cause prejuízos à fauna, à economia e à saúde pública. O estado reforça que todas as ações seguem os protocolos de emergência zoossanitária.
Terceirizados da Secretaria da Mulher são voluntários na igreja.

Enquanto a Secretaria de Administração da Prefeitura de Teresina não se pronuncia oficialmente sobre a nota publicada ontem — que pedia investigação sobre terceirizados da Secretaria da Mulher supostamente prestando serviço na igreja do pastor Marcos Sérgio, responsável pela indicação da secretária Neide , a coluna apurou novas informações. De acordo com relatos, de fato assessores e terceirizados da pasta atuam na igreja do pastor, mas em caráter voluntário e fora do horário de expediente dos seus contratos com o município. Por questão de justiça, era necessário registrar esse esclarecimento. Resta agora a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres mostrar, de fato, a que veio. Até aqui, as ações são tímidas, enquanto as demandas do público feminino seguem crescendo.
Governador Rafael busca investimentos para Agro e energia renovável.

O governador Rafael Fonteles, que está no Oriente Médio em missão oficial representando o Consórcio Nordeste, do qual é presidente, tem concentrado sua agenda na busca por investimentos nas áreas de energia renovável e agronegócio. Ontem, em Riade, capital da Arábia Saudita, Fonteles se reuniu com representantes da ACWA Power, uma gigante global do setor de energia renovável, dessalinização de água e redução do uso de petróleo e fontes convencionais. A meta é atrair empresas desse porte para investir no Nordeste brasileiro. O piauiense observa, cobra, mas também torce para que dessa vez as missões internacionais tragam resultados concretos. Afinal, das muitas viagens feitas até aqui, com o estado atuando isoladamente, os efeitos foram quase invisíveis. Talvez agora, com a força conjunta dos estados nordestinos, o resultado seja mais efetivo e visível.
Tatiana Medeiros passa mal e cria embaraço para a Polícia Militar.

Presa por ordem da Justiça Eleitoral, no âmbito de uma investigação conduzida pela Polícia Federal, a vereadora de Teresina, Tatiana Medeiros, continua custodiada pela Polícia Militar, que legalmente não tem essa atribuição. Na noite desta segunda-feira, Tatiana voltou a gerar um verdadeiro embaraço para a PM. A parlamentar teria sofrido uma crise nervosa, o que mobilizou toda a estrutura do Quartel Geral, onde está detida, e também do Hospital da PM, para onde foi levada. O secretário de Segurança, Chico Lucas, já havia solicitado à Justiça que providenciasse a transferência da custódia para a Secretaria de Justiça, responsável pelos presos provisórios. Nos bastidores, há quem garanta que a vereadora está, de fato, com os nervos à flor da pele. Mas também há quem aposte que o episódio faz parte de uma estratégia para tentar conseguir prisão domiciliar.